Como usar a Saída Digital AES/EBU da X32 e M32

Como usar a Saída Digital AES/EBU da X32 e M32

Tempo de leitura: 6 minutos

Você não está usando a saída digital da X32 e M32 com processadores como o DCX2496 e ganhando mais qualidade no áudio?

Então chega de perder tempo, pois nesta publicação vou te ensinar como usar para que possa ganhar qualidade evitando mais duas conversões (DA > AD).

Outra coisa boa é que vai ficar com duas portas livres se usar a AES/EBU, pois ela trafega dois sinais digitais.

Olha o que você vai aprender neste artigo:

Nesta publicação eu vou acabar com estas dúvidas, então, você pode ler ela toda ou clicar em um dos pontos acima para ir direto ao ponto.

Como funciona a saída digital da X32 e M32?

Confuso com a saída digital
Confuso com a saída digital?

Confuso, né? É o seguinte: quando você sai com áudio do console, você converte o audio em analógico. Já que o som dentro da mesa está em formato digital.

Depois, ao entrar no DCX ou outro processador digital, você converte novamente de analógico para digital, perdendo amostras (qualidade do áudio).

O console, X32 e M32 da Behringer, tem uma porta de saída digital chamada AES/EBU e o processador, DCX2496, também tem uma entrada do mesmo modelo.

Esta porta trafega sinal digital, então, não precisa converter o sinal em analógico e depois converter novamente no processador para digital.

Desta forma, fica liberado a porta analógica de saída do console pra outras saídas e não precisa mais usar dois cabos para trafegar dois sinais.

O tráfego no AES/EBU é de transmissão de dois canais simultâneos e independentes em um só cabo.

Onde fica a porta AES/EBU de saída digital da X32 e M32?

Como usar a saída digital com processador DCX2496
Porta AES/EBU de saída digital da X32.

A porta AES/EBU de saída digital da X32 e M32 fica na parte traseira dela. Entre as conexões MIDI e ULTRANET. E usa um conector similar ao de microfone (XLR de 3 pinos).

Já a porta AES/EBU de entrada digital do processador DCX2496, da Behringer, compartilha a mesma entrada do sinal analógico.

Ou seja, a porta de INPUT A (somente esta) é a entrada digital do processador.

Porta A é entrada digital AES/EBU
Somente a porta A é entrada digital AES/EBU

Mas é preciso efetuar um procedimento de configuração para que o processador comute esta entrada entre ANALÓGICA e DIGITAL. Abaixo vou estar mostrando.

Como enviar audio pela porta de saída digital da X32 e M32?

Como enviar audio pela porta de saída digital da x32?
Tela de PATCH para versão 3 e versão 4.

Para rotear sinais para estas saídas, no console, vá em ROUTING e depois na aba AUX OUT.

Selecione uma das duas portas (AES/EBU L ou AES/EBU R) e, na mesma tela, defina de onde quer partir o sinal para estas portas.

No campo TAP, defina como quer que estes sinais se comportem quanto ao posicionamento.

Se estiver enviando sinal de algum master e definir um posicionamento antes do fader, tome cuidado. Ficará impossibilitado de controlar o nível através do fader para este envio de sinal.

Ou seja, algo que não seja POST FADER, desabilita a possibilidade de controlar o nível do master pelo fader.

Eu fiz uma publicação que explica mais sobre como usar pre e post corretamente, não deixe de passar por lá pra aprender mais.

Como receber audio pela porta de entrada digital do DCX2496?

Configurando a porta
Vai em SETUP > IN/OUT e mude o SOURCE

Já no processador, para receber o sinal digital na entrada AES/EBU pela porta INPUT A, vá em SETUP, depois em IN/OUT e modifique a configuração IN A+B SOURCE de ANALOG para DIGITAL.

Ao fazer isto, os dois sinais digitais (AES/EBU L ou AES/EBU R) que são recebidos na porta INPUT A ficam associados ao canal A e B de processamento digital.

Sendo assim, as outras configurações de endereçamentos e roteamentos permanecem da mesma forma que estivessem usando de forma analógica.

Qual cabo usar na conexão AES/EBU na X32 e M32?

Aviso Importante

Você pode usar esta conexão de saída digital da X32 e M32 Behringer para qualquer processador ou equipamentos que recebam sinal digital AES/EBU.

Mesmo com conector sendo XLR (canon), do tipo usado em cabo de microfone, ainda sim, a impedância destes cabos não é coerente ao que é necessário para transmissão destes dados.

Não use cabo de microfone comum. A conexão é a mesma, mas o que vai passar pelo cabo não é mais sinal de áudio analógico. O que trafega por este cabo é sinal de áudio digital.

Com isto, a conexão AES/EBU demanda um cabo na faixa dos 110 ohms. Está usando um cabo de microfone e está funcionando? Cuidado, funcionando não quer dizer que esteja usando o melhor desta conexão. Isto porque acima de 02 ou 03 metros de distância o sinal é muito degradado e começa a ter quedas na recepção e picotamento no áudio.

Se precisar duplicar o sinal, não use cabo Y (paralelo).

Mesmo usando um cabo que esteja dentro da faixa de impedância correta, ao montar uma conexão paralela, para alimentar mais de um equipamento, ainda sim, estará modificando a impedância e gerando problemas na transmissão.

Precisa lembrar sempre: Não é uma transmissão de áudio de forma analógica e sim uma transmissão de dados trafegando áudio digital.

Caso precise duplicar o sinal, utilize um distribuidor (Splitter) AES/EBU para isto.

Eu sei, você quer uma recomendação para o cabo, né?

Então, se quer um cabo com garantia, pois é validado em testes rigorosos, te recomendo entrar em contato com a Pentacústica. Eu não ganho nada em recomendar eles, faço por ser algo que eu procuro comprar sempre que posso.

Mas se quiser você mesmo fazer, utilize par trançado CAT5E, ou melhor ainda CAT6.

Tá dizendo que “cabo de rede” serve? Sim, os cabos de rede tem impedância próxima ao necessário por esta transmissão, se for fazer algo por volta de 80 metros, o CAT5E de qualidade já resolve. Se for de qualidade mesmo, até 100 metros fique em paz. Mas se puder, pega um bitolão de CAT6 pra chegar acima destes 100 metros de transmissão.

não esquece de procurar cabos que não sejam rígidos, pois eles quebram com facilidade e procure cabos com cobertura de malha, pra evitar interferência, pois ainda que seja sinal digital, corre o risco de interferência em pequenas distâncias, imagina em longas.

E utilize sempre a mesa atualizada, tem uma publicação aqui ensinando como atualizar com sucesso a X32, depois passa lá pra aprender e use sempre o melhor da mesa atualizada.

Comente com sua conta do Facebook:

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *