Várias dicas de uso da LS9 Yamaha

Tempo de leitura: 15 minutos

Só aqui pra você ter o melhor dos atalhos e dicas de uso da LS9 Yamaha. Você teria que ler o manual todo pra ter todas estas informações.

Eu já fiz o trabalho chato de pesquisar pra você, agora é só se divertir com as várias dicas de uso da LS9 Yamaha.

Truques e dicas de uso da LS9

Nesta publicação, você vai ver truques e dicas de uso da LS9 organizados em:

Clique 👆 em um assunto para rolar direto para ele.

Equalizadores

Equalizador no Display

Você também pode ajustar a largura de banda (Q), a frequência e a quantidade de ganho / atenuação direto na tela.

Usando o cursor, navegue pelas funções do equalizador e use o controle rotativo (ou as teclas [IN] / [DEC]) para aumentar ou reduzir valor do parâmetro selecionado.

A tecla [ENTER] pode desligar, ou ligar, o equalizador, quando o cursor está em cima de um dos botões Q/FREQ/GAIN, de qualquer banda.

Ao navegar entre as bandas de frequência, a seleção dos botões LOW, L-MID, H-MID e HIGH também é alterada, conforme a posição do cursor.

Os canais de saída não possuem HPF como nos canais de entrada. Só é possível habilitar usando a banda LOW do EQ.

A qualquer momento, você pode salvar, ou carregar, as configurações de EQ na biblioteca específica.

Encoder do Equalizador

No equalizador, uma das dicas de uso da LS9, que mais uso, é fazer o canal ficar em FLAT rapidamente.

Para isto, é só selecionar o canal desejado com botão [SEL] e depois pressionar LOW + HIGH ao mesmo tempo.

Já pressionando juntos, os encoders EQ [Q] + EQ [GAIN], você pode restaurar o ganho para 0 dB, na banda selecionada.

Banda LOW

Altere, para o tipo Shelving, pressionando e girando o encoder EQ [Q] para o valor máximo.

Altere, para o tipo HPF, pressionando e girando o encoder EQ [Q] para o valor mínimo (somente canais MIX, MATRIX, STEREO e MONO).

Banda HIGH

Altere, para o tipo Shelving, pressionando e girando o encoder EQ [Q] para o valor máximo.

Altere, para o tipo LPF, pressionando e girando o encoder EQ [Q] para o valor mínimo.

Dinâmicos

Dinâmico do Display da LS9

Você pode ligar, ou desligar, o processamento de dinâmica movendo o cursor até o botão THRESHOLD (ou outros botões ao lado direito em mesma linha) e pressionando a tecla [ENTER].

O KEY IN CUE, de dentro dos dinâmicos, terão prioridade sobre outros SOLOS para serem ouvidos no fone ou saída de monitor de referência. Uso sempre esta função junto aos filtros dos dinâmicos.

A função KEY IN CUE será cancelada, automaticamente, quando você sair da janela correspondente.

Se o tipo de processamento de dinâmica for Deesser, o sinal de acionamento é fixo como SELF POST EQ e não pode ser alterado.

Auxiliares e Matrizes (Mix/Matrix)

Controles de Mix e Matrix

Selecione a mandada em MIX/MATRIX e use o SELECT SEND para editar com encoder.

Quando a luz de algum MIX/MATRIX estive piscando, a mesa estará em modo SENDS ON FADERS. Isto quer dizer que os faders agora estão controlando o envio para o auxiliar ou matriz.

No modo SENDS ON FADER, o fader master deixa de ser controle do STEREO (LR) e vira controle master da via MIX ou MATRIX em uso.

Em modo SENDS ON FADER, o encoder SELECTED SEND não atua, independentemente de qual canal está selecionado.

Quando usando MATRIX, o botões de 9 a 16, da sessão MIX/MATRIX, são desabilitados.

Tela Defined Keys User

Você pode associar a função SENDS ON FADER para uma tecla do usuário (User Defined Keys). Isto permite que você passe, rapidamente, ao modo SENDS ON FADER para um determinado bus MIX ou MATRIX. Ou retorne, rapidamente, ao estado anterior.

Você também pode usar a tecla [HOME] para cancelar o modo SENDS ON FADER.

Na mesa menorzinha (LS9-16/32), para usar o MATRIX na superfície, é preciso personalizar a camada de fader CUSTOM.

Patch – Roteamento e Endereçamentos

Patch na LS9

O caminho mais rápido para modificar PATCH / NAME, é ir em HA e pressionar [ENTER] para abrir a edição.

Esta é uma das dicas de uso da LS9 muito importante: Sobre inserts nos canais de entrada na LS9-32/64. Se um canal de entrada de 33 a 64 estiver selecionado, a tecla INSERT não será mostrada.

Só é possível ter insert, nos canais de entrada, de 1 a 32.

Tela Output Patch na LS9

Mesmo que várias de saídas estejam roteadas (OUTPUT PORT SELECT), só é mostrado o endereço de uma saída na tela (PATCH).

Pendrive e Memória temporária

Pendrive na LS9

Algumas memórias USB possuem proteção contra escrita, que evitam que os dados sejam apagados inadvertidamente.

Se seu pendrive possuir dados importantes, sugerimos que você use este recurso de proteção para evitar o apagamento acidental.

Por outro lado, você deverá se certificar de que a proteção contra escrita, do seu pendrive, está desativada antes de tentar salvar dados nela.

O sistema operacional só garante o melhor uso para memórias USB do tipo flash. Se você usar pendrive que tenha que instalar um executável para liberar acesso, não será funcional.

Tela Format LS9

O indicador ACCESS aparecerá na parte superior da tela enquanto os dados estiverem sendo acessados. Igual como acontece durante as operações de salvar, carregar e apagar dados.

Nestas condições, você não deve retirar o pendrive do conector USB ou desligar a LS9.

Isto poderá danificar sua memória USB, destruir os dados na LS9 ou estragar os dados da memória do pendrive.

Cenas

Cena no Display da LS9

Valiosas dicas de uso da LS9, tenha atenção nos procedimentos aqui deste tópico.

Na tela, número da cena irá piscar quando ela não for a cena atualmente carregada.

Ficará uma letra E, em amarelo, quando a existir alguma edição não salva na cena.

É possível definir uma tecla do usuário para carregar (Recall) ou salvar (Save) uma cena.

Tela Scene na LS9

Salvar uma cena em cima do número de uma cena já salva, esta última irá sobrepor a anterior.

Você só conseguirá desfazer um cena salva, quando imediatamente, antes de alguma edição ou carregamento, usar o recurso STORE UNDO.

Você não pode editar o título de uma cena que só pode ser lida, nem de uma cena protegida.

Segurança

Segurança na LS9

Se o console for desligado, ao ligar, ele iniciará assumindo o mesmo usuário que estava ao ser desligada.

Se havia sido designada uma senha de usuário, será necessário entrar com a senha.

Ao cancelar a entrada, será forçado o uso do console como um usuário do tipo Guest (convidado).

User Setup na LS9

Para alterar o nível de segurança do usuário convidado, vá para SETUP, como administrador, e edite o nível em Guest” USER LEVEL.

Como administrador, também poderá mudar as preferências do usuário convidado (Guest).

O usuário do tipo convidado (Guest) não pode criar uma senha.

Mesmo quando o console estiver bloqueado, o controle vindo de um equipamento externo via MIDI ou do software LS9 Editor funciona normalmente.

Se tiver sido carregado um arquivo de imagem, do pendrive, a janela CONSOLE LOCK mostrará essa imagem.

O endereço de rede só pode ser alterado por usuários com nível de acesso de administrador.

Bibliotecas (LIBRARY)

Biblioteca na LS9O lado direito da lista mostra informações sobre os respectivos dados (tipo de processamento dinâmico ou tipo de efeito usado, etc.).

No caso da biblioteca de dinâmica, é mostrado um símbolo para indicar se os dados podem ser chamados para Dynamics 1 ou 2.

Não é possível renomear ou apagar dados que são apenas para leitura (read-only), indicados por um “R” nas bibliotecas (library).

Não desligue o console durante a operação de armazenamento, pois isto fará com que os dados não sejam armazenados corretamente.

Nas bibliotecas de EQ de saída ou entrada, você pode chamar 199 configurações para cada biblioteca.

As que tem EQ de saída possuem 3 ajustes pré configurados que não podem ser alterados.

Já as que tem EQ de entrada possuem 40 ajustes pré-configurados que não podem ser alterados.

Racks

Tela de Rack na LS9

Pressione os botões [RACK 1-4] e a tecla [RACK 5-8] para acessar a janela VIRTUAL RACK. Lá você vai poder alterar o tipo de rack entre 31BandGEQ, Flex15GEQ e/ou Efeitos.

Se você selecionou um EQ do tipo 31 Band GEQ, poderá selecionar um canal de entrada. Nos outros, casos poderá selecionar dois canais de entrada.

Quando você monta um EQ do tipo Flex15GEQ, são colocadas duas unidades mono de 31 Band GEQ (A e B) no mesmo rack. Entretanto, em cada unidade só podem ser ajustadas um máximo de 15 bandas.

Se um EQ do tipo 31 Band GEQ estiver usando 15 ou menos bandas, suas configurações também poderão ser copiadas para um EQ do tipo Flex15GEQ.

Quando usar os faders para alterar o equalizador gráfico e a tecla [ON] estiver apagada, isto significa que a banda não está sendo alterada.

Se você pressionar uma tecla [ON] acesa para fazê-la apagar, a band correspondente passará imediatamente à situação sem ganho/atenuação (flat).

Se você subir ou descer o fader mesmo que muito pouco, a tecla [ON] se acenderá, indicando que aquela banda está sendo alterada.

Monitor

Tela Monitor na LS9

Usando a função MONITOR ON MASTER FADER, o fader principal (STEREO) passa ser controle do Monitor Master.

O conector PHONES OUT sairá sempre com o sinal de monitor, independentemente da tecla OUTPUT estar ligada ou não.

Se a função PHONES LEVEL LINK estiver ligada, o botão MONITOR LEVEL também atuará no sinal de PHONES OUT.

Tela CUE na LS9

As teclas [CUE] pertencentes a grupos CUE diferentes (entradas e saídas) não podem ser ligadas simultaneamente”.

Todas as seleções de escuta serão canceladas se você passar do modo MIX CUE para o modo LAST CUE na seção CUE MODE.

Operações em grupo

Tela Mute Group na LS9

As funções de ligar/desligar os grupos de Mute 1 a 8 também podem ser associadas a teclas do usuário.

Você pode endereçar um mesmo canal a mais de um grupo de Mute.

Os endereçamentos dos grupos de Mute são salvos como parte da cena. Entretanto, os estados ligado/desligado dos Mutes não são salvos.

As configurações de Mute Safe são salvas na cena. Elas permanecem válidas até que você as cancele.

Link Parameter na LS9

As configurações de LINK PARAMETER dos canais são salvas com a cena. A condição de Recall Safe não afeta o vínculo entre canais.

Quando você chama uma cena, a condição de vínculo salva naquela cena será sempre adotada.

Se o canal de destino do vínculo já está vinculado a outro grupo de Link, seu vínculo com o grupo anterior será cancelado, e ele será adicionado ao novo grupo.

HOME (DISPLAY)

Tela Home na LS9

Se você pressionar a tecla Home, a janela na frente da DISPLAY ACCESS se fechará. Pressionando e mantendo pressionada a tecla Home, aparecerá a janela anterior.

Você também pode acessar a janela SELECTED CH VIEW pressionando qualquer um dos encoders na seção SELECTED CHANNEL.

No caso dos canais ST IN, ou dos canais STEREO, você pode alternar entre L e R pressionando repetidamente a mesma tecla [SEL].

Para os buses MIX ou MATRIX que estão configurados como STEREO, o botão esquerdo indica o PAN de MIX ou MATRIX SEND, e o botão direito indica SEND LEVEL.

Como alternativa ao uso da tecla CLOSE, você pode retornar à janela anterior pressionando uma vez a tecla [HOME] da seção SELECTED CHANNEL

Gravador (RECORDER/PLAYBACK)

Tela Recorder na LS9

Configurações

Ele sempre grava e reproduz em estéreo. Se você quiser gravar em mono, deverá enviar o mesmo sinal para os dois lados do gravador.

Não é possível o uso duplo, ou você grava, ou você toca (playback).

A atenuação (ATT), na entrada do gravador, não afeta o nível do sinal se também enviado para outras saídas.

Arquivos e diretórios

Você pode gravar ou tocar pressionando diretamente as teclas de atalho (Defined Keys). Para isto, defina usando as funções de RECORDER e PLAYBACK.

Os três tipos de arquivos que podem ser reproduzidos são MP3 (MPEG-1 Audio Layer-3), WMA (Windows Media Audio) e AAC (MPEG-4 AAC).

A taxa de amostragem da gravação ou reprodução são em 44.1 kHz ou 48 kHz. Na gravação, será aplicada automaticamente conforme a operação de taxa de wordclock.

A função SRC (Sampling Rate Converter) converterá automaticamente, entre as taxas permitidas, para que a reprodução seja correta.

 

Arquivos de Áudio na LS9

O diretório usado para gravação ou playback, dentro do pendrive, é uma pasta chamada SONGS dentro da pasta YPE. Outros locais só é permitido se em diretórios dentro da pasta SONGS.

Os arquivos localizados em outras pastas (acima), ou os arquivos em formatos não suportados, não serão reconhecidos.

O arquivo gravado receberá um título e um nome genérico. Você pode alterar isto depois. A LS9 pode reconhecer um nome de arquivo com um máximo de 64 caracteres.

Se o nome do arquivo for maior do que isso, talvez não ser reproduzido corretamente. Você não pode salvar, em pastas dentro de SONGS, se o nome do diretório exceder 237 caracteres.

Os caracteres de dois bytes ou do código Latin-1 (ISO-8859-1) não serão ordenados corretamente. Ou seja, o console pode não gravar ou ler arquivos com acento.

Você não pode editar o nome ou o comentário de um arquivo protegido. Você não pode apagar um arquivo protegido.

Playback

Tela Playback na LS9

Até um máximo de 300 músicas podem ser manipuladas dentro da pasta SONGS. E dentro das subpastas até 64 músicas.

Se o modo de reprodução estiver selecionado como REPEAT ALL, ou REPEAT ONE, a execução continuará até que você a faça parar.

O arquivo de imagem para a tela de bloqueio do console não é copiado na memória interna.

Preferências de uso

Tela Preference na LS9

Você pode ajustar o contraste mantendo pressionada a tecla [HOME] e girando o dial.

A opção de automática de seleção funciona ao usar o fader, ou pressionando a tecla [ON], sem precisar pressionar a sua tecla [SEL]. Para usar esta função, habilite AUTO CHANNEL SELECT.

Esta também é uma das dicas de uso da LS9 que também uso muito: Habilitar para abrir janelas de edição.

Para isto, é só habilitar a função POPUP APPEARS WHEN PRESSING KNOBS em PREFERENCE. Assim, sempre que pressionar encoders da seção SELECTED CHANNEL, será aberto uma janela com mais controles.

Para usar o phantom power nos canais, primeiro é preciso ligar o master +48V MASTER ON/OFF, localizado na janela SYSTEM SETUP.

A indicação LOW aparecerá se a bateria estiver sem carga. Leia a publicação perdendo configurações para saber mais.

Medidores

Tela Meter na LS9

Esta também é uma das dicas de uso da LS9 que mais engana quem não conhece. O medido estando na posição POST ON, só vai modular quando tiver som no canal, o fader tiver levantado e a tecla [ON] acionada.

Você também pode endereçar a função de ligar, ou desligar, a tecla PEAK HOLD a uma tecla do usuário.

Os medidores estarão mostrando, sempre que mudar o LAYER, se deixar selecionado a função METER FOLLOW LAYER, na janela PREFERENCE.

A mais importante das dicas de uso da LS9

Não corra risco. A mais importante das dicas de uso da LS9

Quando digo que é uma das dicas de uso da LS9 que acho mais importante, pode ter certeza que já tive dificuldades.

Não deixe um arquivo de atualização dentro de um pendrive sem identificação.

Pode ocorrer do console ser iniciado com este pendrive conectado e alguém clicar para aceitar atualizar.

Você vai correr o risco de zerar a mesa, em casos de atualizações com novidades que afetam significativamente o sistema operacional.

Gostou? Então deixa um comentário, ele é muito importante para que eu possa fazer melhor nos próximos textos. Ahhh!!!! Aproveita e compartilha nos botões das redes sociais no começo desta publicação.

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Comentários:

  • Ezequiel

    Ola Tiago tudo bem? Estou tentar configurar os define key para chamar um rack, no caso um equalizador e não estou conseguindo. Todas as funções do LS9 editor que adiciono a uma tecla define key não funciona. Será que é algum problema na minha mesa?

    • Tiago.Borges

      Use a função Bookmaker, depois de habilitar ela, vá para tela que deseja vincular a tecla, aí pressione a mesma e segure por alguns segundos.

  • leoniSantos

    oi Tiago estou precisando resetar uma ls9 compacta (motivo,o usuario quest nao pode salvar senas,insertar eq’s eff’s e etc.) mesmo que isso não resolva o caso, eu agradeso se mem retirar essa duvida. Agradesimentos:Leoni Santos.

    • Tiago.Borges

      Para RESET, desligue a console e ligue pressionando SCENE, aí ela vai te abrir um menu pra Reinicializar.

  • Leoni Santos.

    tiago muinto obriga pro mim responder, Ass;Leoni Santos.

  • celso

    Ola Tiago blz, sou Celso de Santos gostaria de saber como faço para travar a minha cena na ls9.Obrigado abraço.

    • Tiago.Borges

      Modificando as configurações de usuários, impedindo que o convidado possa mudar de cena, assim, não modifica as anteriores. Mas a forma melhor de proteger é tendo copia em pendrive.

      • celso

        o usuário pode usar a cena dele mas a minha fica travada ele abre mas não mexe os feder.

        • Tiago.Borges

          Coloque o usuário GUEST para não poder mudar as cenas.

          • Junior

            Thiago Boa tarde. Como posso na ls9 copiar e colar um canal?

          • Tiago.Borges

            CHANNEL JOB > COPY > seleciona a origem (em cima) e o destino (embaixo)

  • ola Tiago,como faço para travar a cena na ls9.

    • celso

      desculpa escrevi errado

  • Amigo Tiago como faço pra ter mais foca no fader do reverbe

    • Tiago.Borges

      Desculpe, não consegui entender. Gostaria de ter um reverb mais forte?

  • Rone Cesar

    olha na minha mesa o canal 21 de uma hora pra outro deixou de entrar sinal. o que pode ser? o que eu faço?

    • Tiago.Borges

      Podem ser diversas coisas, pode ser configuração de patch (entrada, insert, meter…), ou pode ser erro fisico (problema no componente – entrada física).

  • Super mix

    Ola eu estava mechendo na mesa ls9 quando eu salvo uma sena porcima de outra e eu queria voltar na sena anterio tem como????

    • Tiago.Borges

      Infelizmente não!

  • Regis Som

    Olá irmão, sou de alagoas minha ls9 não está funcionando a saida de rede toda vez que tento conectar com ipad aparece uma mensagem de erre verificar wi-fi, por gente lesa, insiste auguma solução pra esse problema?

    • Tiago.Borges

      Se não tiver resolvido, me chame por whatsapp e faremos juntos o procedimento.

  • leonide silva

    Ola tiago eu gostaria de saber se na ls9/16 ela pode ser configurada para qe os fiders possam ser mutados no pa mas nos sends mix ou monitores fiqem funcionando. Pode me ajudar como fazer isso obrigado.

    • Tiago.Borges

      Sim, em Channel Job, pode editar os grupos de MUTE

  • Marcos Scantamburlo Barbosa

    Ola Tiago, estive recentemente com um problema que na hora não consegui resolver, vamos lá: Estava dividindo uma ls9 com outro técnico de outra banda, e só para resumir a situação – quando chamei a minha cena o patch dos OUT e o meu rack não veio, ficou exatamente do jeito que o outro técnico tinha deixado. Como faço para salvar os racks e o patch (in/out) da mesa? Obrigado! (Não sei se fui claro com minha dúvida rsrs…)

  • Boa noite Tiago! gostaria de saber se tem como eu colocar o channel copy e o channel paste em user defined keys

  • Sino Soares

    Oi Tiago, boa noite, gostaria de saber se você tem vídeos sobre a X32 e a M480 estou trabalhando com as duas mesas e precisava de umas dicas principalmente a segunda mesa. Que quase não tem vídeos explicativos em português.

    • Não tenho no momento, mas pretendo ainda no início do próximo ano, por volta de janeiro mesmo, consegui alugar estes equipamentos pra gravar.

      Enquanto isto, quais são suas dúvidas?

  • Andre Costa Ferraz

    Olá, Tiago.
    Em minha igreja usamos uma Ls9. Usamos retorno em fone (com fio), passando pelo “powerclick” (genérico, passivo) na cintura de cada músico. Com headphones de impedância um pouco mais alta (Koss Porta Pro, ou AKG, com 40 e 32 ohm respectivamente), funciona razoavelmente bem. No entanto, quando ligo um fone IN-EAR de 16ohm (Mee Audio M6 Pro, por ex), o som fica distorcido. Vi no manual da LS9 que a impedância das Omni Out é de 75ohm. Seria essa a causa da distorção? Se eu usar um powerclick ativo, em vez do passivo, vou corrigir a impedância que vai pro IN-EAR e acabar com a distorção? Desde já agradeço.

    • Sim, irá corrigir a distorção, que também é causada pela baixa amplificação da saída de linha (omni) da mesa.

  • Andre Costa Ferraz

    Olá, Tiago.
    Em minha igreja usamos uma Ls9. Usamos retorno em fone (com fio), passando pelo “powerclick” (genérico, passivo) na cintura de cada músico. Com headphones de impedância um pouco mais alta (Koss Porta Pro, ou AKG, com 40 e 32 ohm respectivamente), funciona razoavelmente bem. No entanto, quando ligo um fone IN-EAR de 16ohm (Mee Audio M6 Pro, por ex), o som fica distorcido. Vi no manual da LS9 que a impedância das Omni Out é de 75ohm. Seria essa a causa da distorção? Se eu usar um powerclick ativo, em vez do passivo, vou corrigir a impedância que vai pro IN-EAR e acabar com a distorção? Desde já agradeço.