Como usar a saída digital da X32 com DCX2496

Tempo de leitura: 5 minutos

Saiba como usar a porta AES/EBU de saída digital da x32 com DCX2496 e ganhe muito mais qualidade no áudio.

Pois se você usa a x32 conectada diretamente no DCX2496, está na hora de economizar processamento, porta e conversão.

Como funciona a saída digital da x32?

Confuso com a saída digital

Confuso, né? É o seguinte: quando você sai com áudio do console, você converte o audio em analógico. Já que o som dentro da mesa está em formato digital.

Depois, ao entrar no DCX ou outro processador digital, você converte novamente de analógico para digital, perdendo amostras (qualidade do áudio).

O console, x32 da Behringer, tem uma porta de saída digital chamada AES/EBU e o processador, DCX2496, também tem uma entrada do mesmo modelo.

Esta porta trafega sinal digital, então, não precisa converter o sinal em analógico e depois converter novamente no processador para digital.

Desta forma, fica liberado a porta analógica de saída do console pra outras saídas e não precisa mais usar dois cabos para trafegar dois sinais.

O tráfego no AES/EBU é de transmissão de dois canais simultâneos e independentes em um só cabo.

Onde fica a porta AES/EBU de saída digital da x32?

Saída Digital da X32 no fundo dela
Porta AES/EBU de saída digital da X32.

A porta AES/EBU de saída digital da x32 fica na parte traseira dela. Entre as conexões MIDI e ULTRANET. E usa um conector similar ao de microfone (XLR de 3 pinos).

Já a porta AES/EBU de entrada digital do processador DCX2496, da Behringer, compartilha a mesma entrada do sinal analógico.

Ou seja, a porta de INPUT A (somente esta) é a entrada digital do processador.

Porta A é entrada digital AES/EBU
Somente a porta A é entrada digital AES/EBU

Mas é preciso efetuar um procedimento de configuração para que o processador comute esta entrada entre ANALÓGICA e DIGITAL. Abaixo vou estar mostrando.

Como enviar audio pela porta de saída digital da x32?

X32DCX-03

Para rotear sinais para estas saídas, no console, vá em ROUTING e depois na aba AUX OUT.

Selecione uma das duas portas (AES/EBU L ou AES/EBU R) e, na mesma tela, defina de onde quer partir o sinal para estas portas.

No campo TAP, defina como quer que estes sinais se comportem quanto ao posicionamento.

Se estiver enviando sinal de algum master e definir um posicionamento antes do fader, tome cuidado. Ficará impossibilitado de controlar o nível através do fader para este envio de sinal.

Ou seja, algo que não seja POST FADER, desabilita a possibilidade de controlar o nível do master pelo fader.

Como receber audio pela porta de entrada digital do DCX2496?

X32DCX-04

Já no processador, para receber o sinal digital na entrada AES/EBU pela porta INPUT A, vá em SETUP, depois em IN/OUT e modifique a configuração IN A+B SOURCE de ANALOG para DIGITAL.

Ao fazer isto, os dois sinais digitais (AES/EBU L ou AES/EBU R) que são recebidos na porta INPUT A ficam associados ao canal A e B de processamento digital.

Sendo assim, as outras configurações de endereçamentos e roteamentos permanecem da mesma forma que estivessem usando de forma analógica.

Atenção

Aviso Importante

Você pode usar esta conexão de saída digital da x32 Behringer para qualquer processador ou equipamentos que recebam sinal digital AES/EBU.

Mesmo com conector sendo XLR (canon), do tipo usado em cabo de microfone, ainda sim, a impedância destes cabos não é coerente ao que é necessário para transmissão destes dados.

Não use cabo de microfone comum. A conexão é a mesma, mas o que vai passar pelo cabo não é mais sinal de áudio analógico. O que trafega por este cabo é sinal de áudio digital.

Com isto, a conexão AES/EBU demanda um cabo na faixa dos 110 ohms. Está usando um cabo de microfone e está funcionando? Cuidado, funcionando não quer dizer que esteja usando o melhor desta conexão.

Se precisar duplicar o sinal, não use cabo Y (paralelo).

Mesmo usando um cabo que esteja dentro da faixa de impedância correta, ao montar uma conexão paralela, para alimentar mais de um equipamento, ainda sim, estará modificando a impedância e gerando problemas na transmissão.

Precisa lembrar sempre: Não é uma transmissão de áudio de forma analógica e sim uma transmissão de dados trafegando áudio digital.

Caso precise duplicar o sinal, utilize um distribuidor (Splitter) AES/EBU para isto.

Gostou? Então deixa um comentário, ele é muito importante para que eu possa fazer melhor nos próximos textos. Ahhh!!!! Aproveita e compartilha nos botões das redes sociais no começo desta publicação.

Behringer X32 do Básico ao Avançado

Você quer aprender mais da Behringer X32?

cansado de saber pouco e quer ir do básico ao avançado, mas tá com a grana curta pra ficar gastando com deslocamento ou mensalidade?

Seu tempo tá corrido e tem que ser um aprendizado que caiba no seu melhor momento?

Saiba que eu montei um treinamento da Behringer X32 que tem um método que vai te levar do básico ao avançado, na prática do dia a dia, com uma banda tocando e que se encaixa no seu tempo corrido.

Um treinamento online que você economiza por não precisar se deslocar e só paga uma vez para ter acesso a todas aulas, podendo ver e rever pela internet quando quiser, sem gastar mais nada com isto.

Inclusive, eu te dou uma garantia, se você não gostar no período desta garantia, eu devolvo todo o seu investimento.

Para saber mais, clique aqui: https://behringer-x32.tiagoborges.net/treinamento

Comente com sua conta do Facebook:

Comentários:

21 Comentários


    1. Acabo de fazer uma interação na publicação, seria preciso a utilização de um splitter para manter o mesmo nível de impedância.

      Responder

      1. Tiago posso fzr esse processo da aes/ebu da x32 com um DriveRack PA+?

        Responder

          1. Como eu atualizo a versão do gerenciador
            DCX 2496 ?


    1. Desculpe, ficou confuso sobre qual imagem precisa, já que as imagens no tutorial demonstram qual saída e entrada deve conectar.

      Responder

  1. Muito bom Tiago…
    Mas uma pergunta: Precisa de um cabo e plugs especiais para essa porta?
    Ou qualquer cabo de boa qualidade resolve?

    Obrigado.

    Responder

    1. Também queria saber Tiago, pq uso 2 processadores em meu P.A, ai queria saber se tem como fazer isto nos 2 processadores.. fico grato..

      Responder

      1. Acabo de fazer uma interação na publicação, seria preciso a utilização de um splitter para manter o mesmo nível de impedância.

        Responder

    2. Acabo de fazer uma interação ao fim da publicação, é preciso utilizar um cabo de 110 ohms. Parece um cabo SC30 da Santo Ângelo, mas sendo mais robusto. Se for usar da Santo Ângelo, o modelo D30 tem esta impedância.

      Responder

  2. Thiago, mais uma magnifica aula, podemos também fazer isso na LS9 através da saída DIGITAL OUT, correto?

    Responder

    1. Esta saída digital da X32 segue a “mesma ideia” de protocolo digital AES3, algumas poucas questões diferenciam, entre elas estão impedância e voltagem, sendo assim, terá que fazer a conversão das saídas digitais (em S/PDIF – RCA) das Yamahas LS9 e outras para a entrada digital (AES/EBU – XRL) do processador.

      Pode até conectar um RCA > XLR, funcionar pode ser que funcione, mas não é o caminho correto por causa das diferenças que falei (impedância e voltagem).

      Responder

  3. Tiago, me perdoe por desvirtuar um pouco o tópico inicial, mas será que vc poderia me ajudar? Minha dúvida é a respeito sobre estrutura de ganho no dcx. Estando todos os instrumentos com o ganho ajustado na minha x32, ajusto a saída também, qual seria o ganho correto na entrada e saída do dcx, tendo como parâmetro os leds de monitoramento? Muito obrigado!

    Responder

    1. Meio complicado explicar em poucas linhas sobre o assunto, recomendo que pesquise sobre estrutura de ganhos, verá que tudo se refere a ter a mesma voltagem correndo por toda cascata de equipamentos ligados. Inclusive, peço que pesquise sobre dBFS, dBU, VU e dBV.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.