Como gravar multipista com Yamahas antigas?

Tempo de leitura: 3 minutos

Uma das perguntas que mais recebo é como gravar multipista com Yamahas antigas?

Este tipo de pergunta é normal, por conta da tecnologia atual, acabamos usando equipamentos antigos querendo recursos dos equipos atuais.

É como pegar um celular antigo e perguntar como usar algum procedimento comum, nos smartphones.

Hoje, por um cabo usb, ou um cabo de rede, é possível conectar o computador na mesa e gravar, ou voltar a gravação, canal a canal, sem dificuldades.

E por isto, sempre vem perguntas como: É possível gravar multipista na 01v96? Como gravar canal a canal na LS9? Na PM5D, o que eu faço pra poder gravar?

Os modelos que eu para gravar multipista com Yamahas antigas

My16AT

Bem, nestes consoles da Yamaha, a solução acaba sendo padrão pra maioria dos equipamentos antigos. Nestas mesas de som é possível usar, no slot, um card MY16, que pode ser comunicado com o computador.

Eu uso cards MY16AT que disponibilizam 16 canais de entrada e 16 canais de saída, sendo 08 em cada conexão óptica.

Lightbridge

Junto à estas conexões ópticas, eu uso uma M-Audio Profire Lightbridge, que trafega 32 in por 32 out nos ópticos. Cada óptico da placa é responsável por 08 canais, então, são 08 ópticos, sendo 04 de entradas e 04 de saídas.

Esta é uma placa antiga, já sem atualização pelo fabricante, então, ela só funciona bem até o Windows 7 ou OSX Mavericks. A conexão é realizada através da porta Firewire do computador.

Também tenho uma Focusrite Scarlett, que posso entrar com um ótico e receber 08 canais da mesa, que já quebra um baita galho.

Esta ainda tem suporte para os sistemas operacionais atuais e conecta por USB.

Infelizmente, breve este sistema vai ficar totalmente obsoleto, pois está complicado usar sistema operacional antigo, por isto, já estou migrando para tecnologia atual.

O que eu recomendo para gravar multipista com Yamahas antigas

My16AUD

O card mais simples para conectar com a mesa, e que é compatível com a tecnologia atual de sistema operacional dos computadores, é o MY16AUD.

Ele libera uma conexão, em conector RJ45, para recebimento do áudio da mesa no computador através do protocolo Dante.

Dante é um protocolo atual, também usado pelos consoles das séries TF, QL e CL. E por um simples cabo de rede é possível receber os áudios no computador. Só é importante conferir se o computador tem placa de rede gigabit.

O Dante é um tanto “ilimitado”, o que causa limite na gravação é o hardware. Ou seja, como cada placa MY16AUD trafega 16 canais, então a limitação para esta placa é de 16 canais.

E é possível usar mais de uma placa em equipamentos que tenham mais de um slot. Por exemplo, a PM5D, que tem 4 slots, então, é possível gravar 48 canais, sendo 16 de cada card.

Numa LS9 é possível instalar 02 cards e em uma M7CL instalar 03 cards.

A minha Lista VIP recebeu primeiro

Quem é inscrito na minha Lista VIP recebeu antes esta publicação de como gravar multipista com Yamahas antigas. Se você quer receber conteúdo antes e outros conteúdos que só quem é inscrito recebe, então, clique aqui para se cadastrar: http://listavip.tiagoborges.net/cadastro

Se precisar entrar contato diretamente comigo, meus contatos estão aqui: https://tiagoborges.net/contato/

E se você já sabia destas placas, comenta aqui embaixo!!! 😜

Comente com sua conta do Facebook:

Comentários: