A barreira de público e um dos piores dias usando Wifi

Tempo de leitura: 5 minutos

Você já passou desespero com quedas do WiFi? Sabia que a barreira de público pode ser culpa disto? Vou te contar o que me aconteceu e como eu resolvi.

Lembro que certa vez eu estava fazendo PA para uma banda e ao chegar na casa de show, foi avisado que a mesa de PA ficaria no palco. Me disseram que o motivo disto seria por causa do público, que ficava bem cheio, que tinha risco de estragar equipamentos.

Na hora eu pensei que seria tranquilo, mas não foi isto que aconteceu.

Ocorre que na hora da passagem de som, fui lá pra frente com iPad e chequei todos os canais, ficando uma maravilha para mim, mas na hora do evento começaram as dores de cabeça.

Por conta da barreira de público o wifi começou a ter quedas, onde em alguns momentos eu ficava sem sinal e demorava pra voltar.

Recordo que tinha acabado de aplicar um delay lay lay lay lay lay lay lay e as repetições não acabavam, eu perdi o sinal com a mesa e não deu tempo de abaixar.

Desesperado quando caiu a rede

Tudo que o cantor falava ficava repetindo, inclusive, a reclamação dele. Eu tive muita sorte do técnico de monitor estar próximo da mesa de PA e desligar a volta pra mim.

Já pensou se ele não estivesse lá?

Como acontece a barreira de público no wifi

Qualquer coisa que esteja entre o roteador (da antena dele) e do controle remoto (tablet, smartphone ou laptop) pode gerar uma barreira de impedimento da transmissão e recepção do sinal wifi.

Uma case, um rack, uma caixa de som… tudo pode ajudar a piorar a qualidade da transmissão do sinal e com a barreira de público não é diferente.

Quanto mais pessoas estiverem na frente do sinal, pior fica, pois, o sinal vai perdendo forças e, ainda que identificado, pelo sistema operacional, não quer dizer que vai conseguir transmitir.

Sem sinal

Muitas vezes, mostra até conectado, mas como é uma via de mão dupla, é preciso receber e também enviar informações pela rede sem fio.

Algumas vezes, não há impedimento lá na antena do roteador, ou da mesa, quando antena interna, mas a barreira de público ao redor do técnico, pode privar de devolver a informação (o comando) pra mesa.

A barreira de público e os vales de sinal

Algumas vezes, vamos pegar vales de sinal, que são locais onde não tem sinal de wifi e ficamos nos perguntando: mas meu roteador é bom, já fiz em locais maiores e nada.

Com certeza, em um ambiente aberto, o comportamento da transmissão da rede sem fio será com comportamento diferente de um ambiente fechado.

Igual à microfone sem fio, que ontem estava ok e hoje do nada começou a picotar o sinal.

Também é muito comum da barreira de público estar em uma posição no início do evento, estar tudo ok e com passar do evento o técnico ser pego de surpresa.

Lembro de um evento que o público estava sentado e quando levantaram foi meu pesadelo.

Já que viraram impedimento para transmissão do sinal e lá foi eu tentar achar um corredor entre o público na qual eu conseguisse uma transmissão com mais qualidade.

Conectando

A forma com que consegui melhorar estes problemas foi sempre pensando em colocar minha rede sem fio acima do público e livre de obstáculos.

A barreira de público também pode ser na requisição

Sabe naquele evento lotado que você tem dificuldades pra ir pro palco ou ir pra house mix? Com o sinal do wifi também é assim, ele sofre com a barreira de público sem permissão.

Seria como tivesse um monte de pessoas querendo entrar na entrada do backstage e o segurança barrando elas, porém, você como técnico tem credencial pra entrar, mas não consegue passar por conta daquela barreira de público.

Nestes casos, ainda que seu sinal seja excelente, a barreira de público pode continuar te derrubando, já que eles ficam requisitando acesso e trafegando pro roteador sem que tenham permissão.

Então, além do posicionamento, você também precisa fazer modificações nas configurações pra priorizar o seu acesso.

Fugindo da barreira de público fazendo modificações no seu acesso

Se você tiver uma entrada exclusiva, com um caminho menos engarrafado, é bem possível que sua conexão se torne mais estável.

Eu poderia te indicar para mudar o canal e aplicar segurança de nível mais elevado no seu roteador, mas além disto, fora os obstáculos, acho que o outro maior problema de barreira de público está na requisição.

Barreira de Fãs

Por exemplo: os celulares que a barreira de público tem, ficarão de tempos em tempos fazendo um scan do ambiente pra montar uma lista de redes disponíveis ali pra conexão.

Se você ocultar sua rede, eles não irão ver ela e vai evitar as requisições.

É como se as fãs que ficam pedindo pra tirar foto não soubessem que existe outra entrada, para o palco, e você ficasse mais livre pra entrar e sair sem a barreira de público na sua frente.

Esta é uma das formas mais eficientes que eu achei, se você tem tido sucesso de outras formas ou tem tido problemas, comenta aqui embaixo pra que eu possa estar atualizando esta publicação ou te respondendo com mais dicas de acesso remoto.

Comente com sua conta do Facebook:

Comentários: