Programa para alinhamento de sistemas, qual é o melhor?

Tempo de leitura: 8 minutos

Pode ter certeza, o Smaart não é único, ou melhor, programa para alinhamento de sistemas. E nesta publicação você vai saber o porquê digo isto.

Tem aumentado as mensagens pedindo ajuda para mexer o Smaart. Todos os dias recebo vários pedidos para que eu ensine usar.

E sempre respondo perguntado o porquê querer aprender “mexer no smaart”. As respostas, na maioria das vezes, são: para fazer o alinhamento de sistemas.

Então, a pessoa não quer aprender usar o Smaart. O que ela busca mesmo são resultados melhores. E se ela entendesse o conceito, saberia que não é o programa que faz a diferença.

E acredite, você não precisa do Smaart para saber fazer alinhamentos.

A febre do Smaart

Smaart v8

Existem diversos outros programas que são melhores e piores que o Smaart.

Tudo vai depender do que quer fazer. Existem programas, que dependendo do que vai medir, te dará experiência mais completa de relatórios.

Já tem outros que o manejo é mais complicado. Como falei, tudo depende do que quer fazer.

Talvez o que precisa é exatamente da versão 5 do Smaart. Ou algumas vezes, o que resolveria pra você é a versão atual.

Quem sabe não seria um box de um concorrente, que vezes mais caro que o Smaart, é o que resolveria pra você? E os concorrentes que são gratuitos? Vai que são eles que tem a função que precisa?

Mas, o porquê o Smaart virou uma febre tão grande?

A grande sacada da Rational

Granda sacada da Rational

Eu fiz o curso do Smaart e te digo que não é ensinado sobre alinhamento de sistemas lá. Vai muito além disto.

A metodologia aplicada é de passar dois dias ensinando muitos conceitos de medições e que podem ser usados em qualquer outro programa.

Só no terceiro dia de curso que é mostrado o programa mais a fundo.

Uma base teórica de uma importância tão grande que não sei medir. E no terceiro dia, tudo fez sentido ao abrir o programa.

E a grande sacada da Rational (atual proprietária do Smaart) é apostar nesta base de conteúdo dos alunos. Gerar valor de conteúdo de uma forma tão importante, que independente do programa que se uso, uma base de conhecimento já foi firmada.

Meu professor lá foi o Fernando Fortes. Já hoje, o curso tem sido ministrado por Alexandre Rabaço.

E tanto um quanto outro aplicam a mesma forma de ensinar. É um padrão de ensino, seja aqui no Brasil, ou em qualquer outro país que tenha o curso oficial.

E acredito que é este é o x da questão que faz o Smaart sendo um programa tão popular.

Eles investem 2/3 do tempo do curso em explicar conceitos e só depois colocar a mão na ferramenta. E isto é muito, mas muito importante para o aprendizado.

Não é como uma receita de bolo, é ensinar fazer o bolo independente de receita.

E isto faz com que se use o Smaart independente dele ser o melhor ou não programa para alinhamento.

E qual é o melhor programas para alinhamento?

Programa para Alinhamento de Sistemas

Vou responder esta pergunta com outra pergunta: qual é o melhor carro pra você?

Exatamente isto. Programa para alinhamento é como um carro, onde cada um tem sua aplicação e, às vezes, nenhum serve.

Existem momentos que o carro não é a melhor aplicação e andar com outros meios de transporte se torna melhor. Inclusive, usar o que temos de fábrica (os pés) é uma excelente forma de se locomover.

Para alinhamento é a mesma coisa, nem sempre os programas vão servir, por isto que escutar será o melhor para decisão.

O que quero dizer é que a sua forma de decidir, baseado no que você ouve, é mais importante que qualquer programa para alinhamento.

E como falei, na minha publicação sobre alinhamento de sistemas, tudo começa antes mesmo de ter alguma caixa de som.

A decisão errada do tipo de equipamento que vai ser usado, para determinado ambiente, pode ser sua derrota antes mesmo de ligar qualquer computador para medição.

Sim, é isto mesmo, não existe caixa de som que sirva para todos ambientes.

O sucesso do alinhamento vem do planejamento

Decisões antes de sair do depósito

Grandes empresas planejam o evento antes de sair com material do depósito.

Usam programas para desenhar o ambiente, para fazer cálculos de posicionamento, angulação e cobertura. Não precisam ficar montando e desmontando sistema.

Nada sai sem manutenção preventiva ou corretiva. Tudo é revisado, para que na hora não ocorram problemas sérios por questões bestas.

Já pensou, depois que estiver com a caixa a mais de 10 metros de altura descobrir que tem um cabo ou conector com a polaridade invertida?

Ou seja, tudo é feito e pensado antes mesmo de abrir qualquer RTA ou Função de transferência.

É melhor medir com RTA ou TRANSFER?

RTA no Android

Isto também é outra questão que devemos entender. A medição por RTA tem um foco e a medição com Função de Transferência tem outro foco.

Para quem não tem experiência, pode achar que o RTA serve para tudo, mas o RTA é o menos proveitoso.

O uso do RTA como programa para alinhamento não ajuda de forma tão eficaz como o uso do TRANSFER.

Ao usar o RTA, você tem uma medição que não é comparativa, a grosso modo, ela só te mostra o que está monitorando do ambiente ou do sinal. Você pode ser levado ao erro.

Por exemplo, um ar-condicionado pode está mostrando frequências nesta medição que não são do sistema de som e te levar ao erro em acreditar que ali existe algo que não tem.

Já com a função de transferência, você compara dois sinais, o que vai para as caixas e o que é ouvido das caixas. Com isto, pode fazer decisões mais acertadas.

E a situação piora quando não usamos a captação por microfonação correta. Os microfones dos smartphone e tablets não são eficientes como os microfones dedicados para este fim.

Minha recomendação como melhor programa para alinhamento

Minha indicação

Talvez eu pareça besta, mas a minha recomendação como melhor programa para alinhamento é o uso do seu cérebro.

Sinceramente, não adianta nada baixar o pirata do Smaart, estudar todo menu de ajuda para uso, mas não saber o que está fazendo.

Por isto que o curso do Smaart é sensacional.

A base que aprendi lá me deu segurança para usar vários outros programas. E olha que não ganho nada pra indicar o curso, mas falo mesmo por ter sido incrível para mim.

Programas são aos montes que tem. Talvez o programa para alinhamento certo para você seja o REW, que é gratuito. Ou quem sabe o kit do AudioTools para iPad seja perfeito pra você.

Também tem os boxs CLIOSound Easy e Electroacoustics. E levíssimo SpectraLAB faz muito destaque em máquinas com windows. E tem o SATLive, ARTA, SysTune

Mas só são programas, o conceito de como usar eles é que é o mais importante.

Programas são como mesas de som, cada uma tem sua aplicação, cada uma tem sua personalidade que cativa mais uns e menos outros.

Sem programa para alinhamento dá pra ter bons resultados?

Aprenda a escutar

Claro que sim! Como falei, não adianta estar cheio de programas piratas no seu computador e não saber como usar.

Você teria melhores resultados se soubesse o que fazer. Ainda que não tivesse nenhum programa.

Vale muito mais a manutenção, e ter cabos / conexões que realmente são confiáveis, que passar horas medindo um sistema que já foi montado com problemas.

É mais proveitoso conferir todos componentes, quanto a polaridade e sonoridade, antes de montar a caixa de som, e sistemas de som, que tentar corrigir isto olhando pra gráficos.

Ainda que otimize o sistema de ouvido, corrigindo por aproximação, é melhor que olhar para um gráfico de RTA, num software pirata e que não tem domínio.

Pois este sistema, ainda que otimizado de ouvido, com tempos corrigidos por aproximação, vai soar melhor que o achismo da interpretação de gráficos que não se domina.

Não se engane, invista mais em conhecimento e menos em ferramentas. Seu melhor programa ainda é seu cérebro e seus ouvidos ainda são melhores que os microfones por aí.

Gostou? Então deixa um comentário, ele é muito importante para que eu possa fazer melhor nos próximos textos. Ahhh!!!! Aproveita e compartilha nos botões das redes sociais no começo desta publicação.

Comente com sua conta do Facebook:

Comentários: